Reflexão do Evangelho

JESUS ACALMA

O episódio do evangelho de hoje é a tempestade acalmada por Jesus: Marcos 45, 31. “Por que estais tão assustados? Ainda não tendes Fé?” Os discípulos ficaram muitos assustados e com medo de morrerem, durante a tempestade no mar, e se perguntavam: “quem é esse homem que até o mar obedece?” O vento cessou e se fez grande calmaria. A resposta óbvia do evangelista para a comunidade primitiva e para nós: “Esse homem é Deus”.

Portanto, o milagre da tempestade acalmada, acaba por ser um sinal da divindade de Jesus que se revela como o Messias: Deus presente no meio de nós. Jesus dormia na barca durante a tempestade e os discípulos desesperados por causa do mar revolto, embora fossem pescadores. O que determina a calma de Jesus é a sua Fé, e essa mesma fé, nos discípulos estava adormecida.

Devido à nossa pouca fé, às vezes, ficamos nervosos ou até desesperados, nos sentimos sozinhos, perdidos, abandonados, pode parecer que Jesus: “está dormindo”. Fé é confiar plenamente na pessoa de Cristo e sempre o colocar como centro de nossa vida. É natural que passemos por momentos de tempestade, de angústia e dúvidas, mas tenhamos a certeza das palavras de Jesus: “não vos preocupeis, porque estarei convosco, todos os dias, até o fim”.

Jesus acalma o mar, a natureza e os que tem fé. Na vida há momentos de prova para a nossa fé: uma doença ou a morte de um ente querido. A nossa força sempre será a oração. Porque somente a Fé é que pode ser a resposta às nossas angústias e dúvidas. O profeta Jó questionava o Senhor, em suas crises de fé: “por que, Senhor, existe tanto sofrimento, morrem inocentes, por que tem que ser assim?” Já fizemos esta pergunta ao Senhor?

Deus é bom, mas o ser humano por causa do pecado, tornou-se ganancioso, egoísta, vingativo, e nem sempre é solidário. O pecador não respeita a natureza, destrói a mãe terra e polui as águas. Vemos as consequências: as enchentes e tempestades, o calor e o frio em excesso. Mas o Senhor restaura o destruído e dá nova vida. De maneira semelhante é a nossa vida espiritual: a destruímos pelo pecado, mas o Senhor perdoa e concede uma vida nova e nos abraça como filhos amados.

Jesus nos acalma ao nos dizer: “vinde a mim, vós que estais cansados, preocupados, abatidos e desanimados, porque vos darei descanso, o meu fardo é leve e meu jugo é suave”. Como é bom confiar e estar contigo, Senhor. Tu me acalmas e me falas no silêncio do coração. Eu Creio, mas aumenta minha Fé, Senhor.

Frei Sergio Pagan

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print