5º domingo da Quaresma

 

Primeira Leitura (Jr 31,31-34)

31 Eis que virão dias, o oráculo do Senhor, quando farei uma nova aliança com a casa de Israel (e com a casa de Judá); 32 não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; que eles quebraram minha aliança, e eu ganho havoc sobre eles – o oráculo de Javé -. 33 Mas esta será a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias – o oráculo do Senhor – colocarei minha Lei dentro delas e os escreverei em seus corações, e eu serei seu Deus e eles serão meu povo. 34 Eles não precisarão mais adivinhar o mais a seu próximo e o outro ao seu irmão, dizendo: “Conhece a Javé”, porque todos eles me conhecerão do mais pequeno ao maior – oráculo de Javé – quando perdoa sua culpa e Seu pecado não me lembra novamente.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

_____________________________________________________________________

Responsório (Sl 50)

– Oh Deus, acredite em mim um coração puro

– Oh Deus, acredite em mim um coração puro

– Misericórdia, meu Deus, pela sua bondade, pela sua imensa compaixão, apague minha culpa; lave meu crime completamente, limpe meu pecado.

– Oh Deus, acredite em mim um coração puro, renome-me para dentro com espírito firme; Não me afaste do seu rosto, não tire seu espírito santo.

– Me devolva a alegria da sua salvação, me fortaleça com um espírito generoso: ensinarei os maus caminhos, os pecadores voltarão para você.

_______________________________________________________________________

Segunda Leitura (Hb 5,7-9)

7 Quem, tendo oferecido nos dias da sua vida mortal, orações e súplicas com poderosos gritos e lágrimas para aquele que poderia salvá-lo da morte, foi ouvido por sua atitude reverente, 8 e, mesmo como um Filho, com o que sofreu experimentou a obediência; 9 e alcançou a perfeição, tornou-se a causa da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

_________________________________________________________________________

Evangelho (Jo 12,20-33)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.

— Glória a vós, Senhor.

20 Havia alguns gregos que subiam para adorar na festa. 21 Eles foram a Filipe de Betsaida na Galiléia e imploraram: “Senhor, queremos ver Jesus”. 22 Filipe foi dizer a André. Andrés e Felipe foram dizer a Jesus. 23 Jesus lhes respondeu: “Chegou o tempo de o Filho do homem ser glorificado. 24 Em verdade, de verdade, eu digo a você, a menos que o grão de trigo cai no chão e morra, ele permanece sozinho; Mas se ele morre, tem muitos frutos. 25 Aquele que ama sua vida perde; e aquele que odeia sua vida neste mundo o manterá para a vida eterna. 26Se alguém me servir, quem me segue e onde eu estiver, também será meu servo. Se alguém me servir, o Pai o honrará. 27 Agora, minha alma está perturbada. E o que vou dizer? Pai, salve-me desta hora! Mas eu cheguei neste momento por isso! 28 Pai, glorifique o seu Nome. “Então veio uma voz do céu:” Eu o glorifiquei e eu o glorificarei novamente “. 29 O povo que estava lá e o ouviu disse que tinha sido trovão. Outros disseram: “Um anjo falou com ele.” 30 Jesus respondeu: “Esta voz não veio para mim, mas para você. 31 Agora é o julgamento deste mundo; agora o Príncipe deste mundo será expulso. 32E quando eu me levantar da terra, eu vou atrair todos para mim. ” 33 Ele disse isso para significar a morte que ele iria morrer.

– Palavra de Salvação.

— Glória a vós, Senhor.