Agosto- mês das vocações

Caros irmãos e irmãs em Cristo, 

Com a memória de Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, no dia 1 de agosto de 2024, iniciamos o mês de agosto, dedicado especialmente à reflexão e à celebração das vocações. Este é um tempo para lembrar, agradecer e rezar pelas diversas formas de vida e serviço que enriquecem nossa Igreja e nossa sociedade. O mês vocacional nos convida a refletir sobre a importância de cada vocação e a como podemos responder ao chamado de Deus em nossas vidas. 

Na primeira semana de agosto, a Igreja no Brasil celebra a vocação sacerdotal. Devemos lembrar dos nossos padres, que dedicam suas vidas ao serviço de Deus e da comunidade. Eles são os pastores que nos guiam, que celebram os sacramentos, especialmente a Eucaristia, e que nos oferecem consolo e orientação espiritual. Rezemos para que Deus continue a chamar homens generosos e corajosos para esta vocação tão importante. E que aqueles que já responderam a este chamado sejam fortalecidos e renovados em sua missão. 

Na segunda semana, celebramos a vocação à vida em família. A família é o berço da vida e do amor, onde aprendemos os valores fundamentais da fé, do respeito e da solidariedade. É na família que descobrimos pela primeira vez o amor de Deus através do amor de nossos pais e irmãos. Que as famílias sejam verdadeiras igrejas domésticas, onde a fé seja vivida e transmitida de geração em geração. Rezemos pelas famílias, para que sejam fortalecidas em sua missão e para que todos os membros encontrem em Jesus Cristo a fonte de seu amor e unidade. No segundo domingo, de maneira especial, agradeçamos a Deus a vida e a missão de todos os pais. 

Na terceira semana, a Igreja celebra a vida religiosa, consagrada e contemplativa. Homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, decidem seguir a Cristo de forma radical, vivendo os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. Eles testemunham, com suas vidas, que é possível viver para o Reino de Deus, colocando-O acima de tudo. Rezemos por todos os religiosos e religiosas, para que sejam sinais vivos do amor de Deus no mundo e que suas comunidades sejam fontes de luz e esperança para todos. 

Na quarta semana, refletimos sobre a vocação dos leigos e leigas. Eles são chamados a ser sal da terra e luz do mundo, vivendo sua fé no cotidiano, no trabalho, na política, na educação e em todos os âmbitos da sociedade. Os leigos têm a missão de transformar o mundo a partir do Evangelho, promovendo a justiça, a paz e a dignidade humana. Rezemos para que todos os leigos sejam fortalecidos em sua missão e que possam testemunhar Cristo em todas as suas ações e palavras. De maneira particular, no último domingo, lembramos de nossos catequistas que são esteios dos padres e bispos na transmissão da fé católica. Deus abençoe todas as catequistas e que muitos leigos sintam o chamado para este ministério dentro da Igreja. 

Neste mês vocacional, somos chamados a discernir e a responder ao chamado de Deus em nossas vidas. Cada vocação é um dom e uma responsabilidade. Que possamos, como comunidade de fé, apoiar e incentivar uns aos outros a viver plenamente a vocação que Deus nos deu. E que, por intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe, a primeira vocacionada do Pai, sejamos sempre fiéis ao nosso chamado, servindo com alegria e generosidade na vinha do Senhor. Amém. 

Dom Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print